15/08/2012

O poder da sementes

Para ajudar esta minha Diet recorri à ajuda das sementes,super na moda....lol....por exemplo a Chia é uma semente que ajuda a eliminar a gordura.



Originaria do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física.

Para alem das proteínas, fibras (solúveis e insolúveis), anti-oxidantes, ómega 3, esta semente tem outra característica excepcional: a capacidade de hidratar o organismo. Estas sementes quando colocadas em água, absorvem entre 8 a 12 vezes o seu peso em água, hidratando o organismo ao longo do dia, contributo indispensável para um funcionamento celular perfeito.

As sementes de chia agem em três frentes distintas que ajudam no emagrecimento, causando saciedade, combatendo a inflamação e desintoxicando.

Por terem essa extraordinária capacidade de absorção de água , saciam o organismo, ou seja, inibem a necessidade de pedir mais alimento, pelo que são indicadas para quem deseja perder peso.

A gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controlo sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeito.O ómega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando a controlar o apetite. A fibra regula o transito intestinal e limpa o organismo.

Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação ossea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.

Pode ser consumida em iogurtes, sumos, frutas, saladas, sopas... uma a duas colheres(de sopa) por dia.

Sem comentários: