13/02/2009

Serra da Estrela




A Serra da Estrela é sem dúvida a maior elevação de Portugal Continental e o seu cume, denominado por Torre. Sobejamente conhecida e procurada como estância de esqui, é no Concelho de Seia que os amantes de desportos na neve podem praticar as suas manobras. Outra das características da Serra passa pela gastronomia, pelos seus queijos tradicionais e de intenso sabor.
Os cães de raça já registada, os imponentes e dóceis cães Serra da Estrela, são também uma imagem de marca da região.
A crescente procura turística pelos desportos de neve, as termas, os passeios pela Serra, têm trazido ao Concelho cada vez mais visitantes.

A Torre localiza-se no topo da Serra da Estrela a 1993 metros de altura. Diz-se que já o Rei D. João VI (1816-1826) teria mandado erigir aqui um monumento em pedra, de modo a completar a altitude da Serra até chegar aos 2000 metros de altura. No centro de uma rotunda situa-se um monumento simbólico da “Torre”, existindo também um marco geodésico que assinala o ponto mais elevado desta Serra.

Deste grande miradouro tem-se uma vista maravilhosa sobre a paisagem de vales encaixados numa zona de contacto entre xisto e granito, recortados por diversos cursos de água.

A Torre é famosa pelos seus lençóis de neve durante os meses de Inverno, atraindo um grande número de turistas, e de Verão, em dias claros a vista pode abranger até ao mar, na zona de Figueira da Foz. De facto, as temperaturas mais baixas de Portugal são registadas no cume da Serra, chegando mesmo a atingir -20°C no Inverno.

Sem comentários: