16/11/2008

Cores


Imaginaaaa como as cores podem ter influência psicológica sobre o ser humano. Algumas estimulam, outras tranquilizam, pois são captadas pela visão e transmitidas para o cérebro e consequentemente reflectem impulsos e reacções para o corpo.

O branco remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma. A cor branca contém todas as cores e está relacionado à Lua e ao poder transformador.


O azul representa a verdade, a calma e a tranquilidade. A cor azul produz segurança e compreensão. Propicia saúde emocional e simboliza lealdade, confiança e tranquilidade. Está associada ao planeta Júpiter, que representa trabalho e prosperidade.

O amarelo representa a luz do sol e o brilho do ouro. Simboliza a vida, a alegria, a força, o poder e o vigor da mente. Seu uso melhora a concentração e a facilidade de comunicação. A cor amarela desperta e traz leveza, descontracção, optimismo. Simboliza criatividade, juventude e alegria.


O vermelho está relacionado à conquista e significa elegância, paixão, requinte e liderança. A cor vermelha activa e estimula, é a cor do fogo, da paixão, do entusiasmo e dos impulsos. Estimula os movimentos, ajuda a combater o stress e a falta de energia. Associada ao planeta Marte, representa o dinamismo.

O verde simboliza esperança, perseverança, calma, vigor e juventude. A cor verde é ligada ao elemento madeira e a primavera. Representa o crescimento, desenvolvimento, natureza e saúde.


O laranja além de significar movimento, espontaneidade, tolerância, gentileza, é uma cor estimulante. A cor laranja é a cor da comunicação, do calor afectivo, da confiança e da segurança. É a cor das pessoas que crêem que tudo é possível. Aplicada aos trajes, esta cor favorece, segundo os hindus, a desempenho sexual. Também está associada ao aumento de apetite.


O rosa significa romance, sensualidade, beleza. A cor rosa favorece a empatia e o companheirismo. Relacionada ao planeta Vénus, representa também o amor e a alegria.

O violeta é a cor das pessoas que procuram realização espiritual. A cor violeta significa sinceridade, dignidade, prosperidade, respeito.

O castanho geralmente está associado com terra e associa-se a estabilidade, constância, significa responsabilidade e maturidade.

O cinzento promove equilíbrio e estabilidade. A cor cinza está relacionada à dignidade, auto controle, sabedoria, responsabilidade, organização, introspecção (auto-observação e relatório dos próprios pensamentos, desejos e sensações conscientes).

O preto permite a auto-análise e a introspecção. Pode significar também dignidade. A cor preta é a cor associada ao poder e ao mistério. Induz a sensação de elegância e sobriedade.

Fotos: in Olhares

Sem comentários: